Prefeitura Municipal de Aspásia-SP

Administração 2013 - 2016

Vista aérea parcial da cidade Praça da Igreja Matriz Lazer na Praça da Matriz

 

HISTÓRIA DO MUNICÍPIO

O município de Aspásia formou-se na fazenda Córrego Cascavel, em terras do município de Urânia, pertencente a Leobino Tavares e Melchiades José de Matos. A colonização daquelas terras começou em 1946, com os pioneiros Mário Scapim e Rino Scapim.

Novas famílias continuaram chegando até que, no final de 1959, chegou a família de José dos Santos, considerado o fundador do povoado. Ele adquiriu oito alqueires e iniciou de imediato o loteamento do local onde se formou o distrito de Aspásia, que recebeu esse nome em homenagem a uma de suas filhas.

Tornou-se distrito em 28 de fevereiro de 1964, com sede na vila do mesmo nome, em terras do município de Urânia. Seu território foi desmembrado desse mesmo município e dos distritos de Santa Rita d’Oeste, Santana da Ponte Pensa e do município de Santa Fé do Sul. Foi elevado à condição de município somente em 30 de dezembro de 1991.

Segundo dados do Censo de 2010, Aspásia conta com uma população em média total de 1.809 pessoas. Uma média de 1.257 são urbanas e 552 rurais.